Arts

Vivente Andante traz conversas que fluem sobre arte e cultura pelas ondas sonoras de um mar abstrato. Viver é trocar conhecimento, escutar, aprender e partilhar. Um programa canalizado através do jornalista Alvaro Tallarico.

March 3, 2020

Rock brasileiro tem nova onda com Balla e os Cristais. Andam dizendo que tem crítica social esse punk dançante.

Balla e os Cristais fazem parte da nova geração do rock brasileiro. Nesse papo engraçadíssimo que tiveram com o jornalista Alvaro Tallarico falam do urbanismo do seu som e o foco de usar a música para transformar. O grupo preza por uma força melódica, letras e canções que criticam os problemas da sociedade. Ou seja, nada de música boba e besteirol, apesar da clara e carismática irreverência que a galera tem. Afirmam que a música é uma arte que se completa no outro e assumem ter coragem de botar a cara pelo que acreditam, buscando incomodar, provocar, ao mesmo tempo em se auto-ironizam.

Pela internet, é possível encontrar uma bela versão que eles fizeram de “Comportamento Geral”, do grande Gonzaguinha. Outras composições próprias do grupo chamam atenção como “Fala, Quer Invadir”, a qual tem força; “Balla e os Cristais da Decepção Matando Moinhos de Vento”, que, no mínimo, vale pelo título criativo, e “Canta”, uma convocação para rockeirar.

Durante seus shows o grupo faz diversas piadas entre si, entretendo o público além da música. Erick Ferreira no baixo, além de alívio cômico, não deixa a peteca cair, dando uma base bonita. Rafael Balla é aquele vocalista de rock num estilo psicodélico de terno. Em verdade, a banda costuma entrar com o pé na porta, exclamando “Vocês São Todos Idiotas”, uma autoral que já mostra personalidade.

Além disso, o single autoral “Andam Dizendo” tem estilo e pegada, com uma introdução épica e riffs contagiantes. Brunno Martins na guitarra é eletrizante e lá atrás Gustavo Almeida pesa na bateria nas horas certas. Afinal, é rock de fazer balançar a cabeça. A banda parece ter a ideia de transformar e fazer música de qualidade – se divertindo durante o processo.

// Apresentação e roteiro: Alvaro Tallarico // Edição: Fachal Júnior // Siga @viventeandante no Instagram e no Twitter // No Facebook: facebook.com/viventeandante // E visite www.viventeandante.com

More episodes

Load more

Podbean App

Play this podcast on Podbean App