Arts

Vivente Andante traz conversas que fluem sobre arte e cultura pelas ondas sonoras de um mar abstrato. Viver é trocar conhecimento, escutar, aprender e partilhar. Um programa canalizado através do jornalista Alvaro Tallarico.

July 24, 2020

A Liga. Mandato coletivo na política do Rio de Janeiro. Janaína Bemvindo explica.

A Liga é uma tentativa de um primeiro mandato coletivo na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Mas como assim? Entenda aqui nessa conversa com Janaína Bemvindo, diretora na Associação de Cultura e Artes Casa de Bambas.

 

Será a primeira vez que as eleições municipais da Cidade Maravilhosa contarão com esse tipo de candidatura. A saber, nas eleições de 2018, houve candidaturas assim em São Paulo e Pernambuco. Contudo, em 2016, na cidade de Alto Paraíso, em Goiás, um mandato coletivo já foi eleito.

 

Nesse tipo de mandato, a cadeira parlamentar é assumida pelo membro de um coletivo, cujo nome é registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral. É desse forma porque na atual legislação brasileira somente uma pessoa pode se candidatar a um cargo eletivo. Entretanto, em um mandato coletivo, esse parlamentar eleito atua junto com o grupo.

 

Janaína Bemvindo é nascida e criada no meio da Capoeira e está entre os cinco co-candidatos desse mandato coletivo.

 

// Apresentação e roteiro: Alvaro Tallarico // Edição: Fachal Júnior // Siga @viventeandante no Instagram e no Twitter // No Facebook: facebook.com/viventeandante // E visite www.viventeandante.com

 

#politica #mandatocoletivo #brasil #cultura #jornalismo #aligario2020 #aliga

More episodes

Load more

Podbean App

Play this podcast on Podbean App