A Liga. Mandato coletivo na política do Rio de Janeiro. Janaína Bemvindo explica.
A Liga é uma tentativa de um primeiro mandato coletivo na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Mas como assim? Entenda aqui nessa conversa com Janaína Bemvindo, diretora na Associação de Cultura e Artes Casa de Bambas.
Será a primeira vez que as eleições municipais da Cidade Maravilhosa contarão com esse tipo de candidatura. A saber, nas eleições de 2018, houve candidaturas assim em São Paulo e Pernambuco. Contudo, em 2016, na cidade de Alto Paraíso, em Goiás, um mandato coletivo já foi eleito.
Nesse tipo de mandato, a cadeira parlamentar é assumida pelo membro de um coletivo, cujo nome é registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral. É desse forma porque na atual legislação brasileira somente uma pessoa pode se candidatar a um cargo eletivo. Entretanto, em um mandato coletivo, esse parlamentar eleito atua junto com o grupo.
Janaína Bemvindo é nascida e criada no meio da Capoeira e está entre os cinco co-candidatos desse mandato coletivo.
// Apresentação e roteiro: Alvaro Tallarico // Edição: Fachal Júnior // Siga @viventeandante no Instagram e no Twitter // No Facebook: facebook.com/viventeandante // E visite www.viventeandante.com
#politica #mandatocoletivo #brasil #cultura #jornalismo #aligario2020 #aliga