Arts

Vivente Andante traz conversas que fluem sobre arte e cultura pelas ondas sonoras de um mar abstrato. Viver é trocar conhecimento, escutar, aprender e partilhar. Um programa canalizado através do jornalista Alvaro Tallarico.

February 12, 2020

Suicídio e depressão no Brasil e o teatro abordando o tema com leveza com Marcélli Oliveira. Se não agora, quando ?

Números da depressão e suicídio no Brasil: de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade de casos de depressão cresceu 18% em dez anos. A previsão da OMS é que, em 2020, seja a doença mais incapacitante do planeta. Além disso, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio.

Nessa entrevista, a atriz e dramaturga Marcélli Oliveira fala sobre o assunto e como aborda com leveza, mas buscando a reflexão, no espetáculo "Se Não Agora, Quando?". Inclusive, segundo a pesquisa de 2019 do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope): Depressão, suicídio e tabu no Brasil – um novo olhar sobre a saúde mental, realizada com mais de dois mil brasileiros, a partir dos 13 anos de idade, em diferentes regiões do país, a situação é alarmante. A pesquisa mostrou que uma em cada quatro pessoas já pensou em se matar durante a adolescência. Ademais, sobre a depressão, há muita vergonha do diagnóstico, do tratamento, de procurar ajuda e das pessoas descobrirem sobre a doença. Dessa forma, a depressão é vista como um tabu e pode acabar levando ao suicídio se não for tratada.

Apesar de mais comum em idosos, a tragédia vem crescendo entre os jovens. No Brasil, o suicídio já é a quarta maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. A saber, de 3% a 5% das emergências atendidas nos hospitais são de tentativas de suicídio. Entre as pessoas que tentam se matar, cerca de 38% possuem transtornos de humor e 22% possuem transtornos por uso de substâncias.

O texto do espetáculo "Se Não Agora, Quando?" é bom, divertido, e, ao mesmo tempo, contundente e perspicaz. Marcélli Oliveira percorre todo o palco, indo e vindo, demonstrando disposição praticamente infindável, sob a direção de Leonardo Hinckel. Ouça e diga o que achou.

// Apresentação e roteiro: Alvaro Tallarico // Edição: Fachal Júnior // Siga @viventeandante no Instagram e no Twitter // No Facebook: facebook.com/viventeandante // E visite www.viventeandante.com

More episodes

Load more

Podbean App

Play this podcast on Podbean App